Localização

mapabrinches


 

Contactos

cartaz2

Rua da Estrada de Serpa
7830-123 Brinches

telefone

Telefone: 284 805 332

Sobre Brinches

brasaoBrinches, povoação que dá nome à freguesia à qual pertence, é uma aldeia simpática e acolhedora  situada na margem esquerda do rio Guadiana, no concelho de Serpa, distrito de Beja.

Dista da sua sede de concelho que é Serpa, cerca de 10,8 Km.

Atualmente, Brinches é uma das cinco freguesias que constituem o concelho, ocupando uma área de 93,4 Km2 o que corresponde a cerca de 8% do território do concelho.

freguesiasatuais

 Possui, de acordo com os Censos 2011, uma população residente de 1039 habitantes (6.65% dos habitantes no concelho), das quais, 33.01% têm mais de 65 anos e 11.55% são crianças ou adolescentes.
Comparativamente com os Censos de 2001 regista um decréscimo populacional de 136 pessoas.

Ainda em termos demográficos, constata-se que das 439 famílias residentes na freguesia de Brinches, 28.93% são compostas por uma única pessoa, e que o peso dos agregados domésticos com quatro ou mais indivíduos é de 4.10%.

 dados1  dados2

dados3 dados4

 

Em Brinches realiza-se anualmente a Festa do Jubileu em Honra de Nossa Senhora da Consolação, que ocorre 15 dias após a Páscoa e tem a duração aproximada de 3 dias.

 festa

 

No que diz respeito a grupos e infraestruturas de caráter cultural existentes na localidade há a mencionar, entre outros, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Brinches, a Banda Filarmónica de Brinches, a Biblioteca António Estevéns Baptista Carvoeiro, a Sociedade 1.º de Junho Brinchense e o Centro Cultural/Salão Polivalente.

Quanto a equipamentos destinados à prática desportiva existe o Campo de Futebol.

Na área da saúde há a referir a Extensão do Centro de Saúde e a farmácia local e na área social o  Centro Social e Paroquial de Brinches e a Associação de Santa Filomena - A Milagrosa.

Relativamente à economia, Brinches desenvolve atualmente uma atividade basicamente agrícola, com destaque para os olivais e produção de azeite, bem como a confeção de produtos tradicionais, nomeadamente queijos, enchidos, pão e bolos regionais.

De realçar ainda a existência na freguesia da Central Fotovoltaica de Energia Solar inaugurada no dia 28 de Março de 2007, considerada uma das maiores centrais fotovoltaicas do mundo. Está instalada numa área de 60 hectares e é composta por 52 000 painéis solares colocados  2 metros acima no solo, permitindo assim, que o terreno continue a servir para o pastoreio.

central2

 

Estando grande parte da área da freguesia incluída no Plano de Regadio do Alqueva, foi construída recentemente a “Barragem de Brinches” na Ribeira de Pias que serve como reservatório de água para rega de parte do bloco oeste do subsistema de rega do Ardila, para além de alimentar outras barragens deste subsistema.

barragem

 

Como pontos de interesse existentes em Brinches há a referir a Igreja Matriz de Brinches e a Capela de Nossa Senhora da Consolação.

igrejabrinches1 2

cons

 

Ao longo do Rio Guadiana podem ainda observar-se os vários moinhos de água que vão embelezando a paisagem.

moinhos