Matrículas - Ano letivo 2018/2019

mat18 19

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Ingresso pela 1.ª vez

Informa-se toda a comunidade escolar que, de acordo com a legislação em vigor, as matrículas para a Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano) realizam-se no período compreendido entre 15 de abril e 15 de junho de 2018.

 

 

  • Aviso de abertura para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico - ver
  • Documentação necessária - ver
  • Legislação - ver
  • Perguntas frequentes - ver 
  • Portal das Escolas - clique aqui

 

Publicação de listas
a) Até 5 de julho – lista de alunos que requereram ou a quem foi renovada a matrícula na educação pré-escolar e no ensino básico;
b) Até 21 de julho, ou no 1.º dia útil imediatamente anterior - lista de alunos admitidos na educação pré-escolar e no ensino básico em resultado do processo de matrícula e de renovação de matrícula (o cumprimento do prazo de afixação desta lista poderá ser condicionado pelos prazos de aprovação da rede escolar e constituição de turmas do agrupamento)


 

Provas e Exames 2018

exames2018


  

Desporto Escolar

logodesportoescolar

No âmbito do Desporto Escolar os alunos das escolas EB de Pias e EB Abade Correia da Serra participaram, no dia 15 de março, no Mega Sprinter Distrital, realizado em Odemira.

O comportamento e prestação dos nossos alunos abrilhantaram um dia cinzento. 

Parabéns a todos os alunos participantes pelo desempenho!

Parabéns ao Tomás Gonçalves pelo apuramento para o Nacional.

  dee1 de2  de1

 ler mais


  

Concurso Matemático Pangea

pangeamatNa última semana do 2.º período letivo 139 alunos, do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, do nosso Agrupamento, participaram na 1.ª fase do Concurso Matemático Pangea.

Foram selecionados para a final, a realizar na Universidade Nova em Almada, no próximo dia 28 de abril, os 100 melhores alunos de cada ano de escolaridade da zona sul (Lisboa, Alentejo e Algarve).

Temos 5 dos nossos alunos entre os finalistas! Parabéns!

 


 

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

cangurumatematicologoO Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa participou, mais uma vez, no concurso "Canguru Matemático sem Fronteiras".

Trata-se de uma iniciativa internacional, presente em cerca de meia centena de países, e cuja organização em Portugal está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O concurso "Canguru Matemático" contribui para a popularização e promoção da matemática junto dos jovens.

Este ano letivo o concurso decorreu no dia 15 de março.

ver mais


 

Hastear da Bandeira Verde

Bandeira verde1No âmbito do Programa Eco Escolas, realizou-se na Escola Abade Correia da Serra, no passado dia 22 de Março, a cerimónia “hastear da bandeira verde”, atribuída à Escola, pelas boas práticas ecológicas desenvolvidas no ano letivo anterior.

Este momento, pretendeu relembrar aos alunos, professores e funcionários, que uma vez mais estiveram presentes aderindo com muito entusiasmo à iniciativa, a importância que o comportamento de cada um de nós tem, na criação de um ambiente mais sustentável.

É necessário que continuemos todos a contribuir para que no próximo ano, por esta altura, se volte a hastear a Bandeira Verde na nossa Escola! O Planeta agradece...

Obrigado a todos os que participaram de forma ativa para a obtenção desta distinção.

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!

ver mais


  

Orçamento Participativo das Escolas 2017/2018

 

ope web18aO Orçamento Participativo das Escolas (OPE) vem, pelo segundo ano consecutivo, permitir que os nossos alunos do 3.º Ciclo possam decidir, através de um processo democrático, o que querem melhorar na sua escola.

Para isso, é necessário que apresentem ideias devidamente organizadas e exequíveis de acordo com a verba disponível.  

O Agrupamento disponibiliza a informação e apoio necessários, de modo a que os alunos possam apresentar as suas propostas, as quais deverão ser submetidas a votação, no final do mês de março.

 

Propõe - Vota - Decide

ope18

DOCUMENTOS:

  • Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas
  • Minuta para apresentação das propostas
  • Calendarização das fases do processo e competências
  • Convite à Comunidade para apresentação pública
  • Apresentação pública


LIGAÇÕES:


LEGISLAÇÃO:


  

Parlamento dos Jovens

 

parlamentojovensA EB Abade Correia da Serra, este ano letivo, aceitou o convite que a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência endereçou a todas as escolas e inscreveu-se no Programa Parlamento dos Jovenso qual é organizado pela Assembleia da República em colaboração com várias entidades, tendo como objetivos apelar à participação dos jovens no debate democrático, despertá-los para a importância do exercício e da vivência de uma cidadania ativa e promover a sua consciência cívica, nomeadamente para as questões que afetam o seu presente e futuro, individual e coletivo.

Continuar a ler

 

 


 

Ações de Sensibilização

intemocional  vetores  neecri


  

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

pessoadefO Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Neste Agrupamento, de modo a sensibilizar a comunidade educativa para combater preconceitos e obstáculos e promover a integração e os direitos da igualdades de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência, irão realizar-se várias atividades no próximo dia 4 de dezembro.

ver cartaz 

 


 

INCLUD-ED

includO Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa aceitou o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação e faz agora parte do projeto-piloto INCLUD-ED.

Trata-se de um projeto que irá lançar as suas primeiras sementes em Portugal, mas que conta já com a implementação em mais de 1000 escolas, de diversos países, ao redor do mundo.

INCLUD-ED tem como principal objetivo  possibilitar o sucesso académico a par da coesão social, para todas as crianças e comunidades.

Teve como ponto de partida um projeto de investigação, que decorreu ao longo de vários anos em várias escolas de diferentes países, sobre comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem a partir do qual se identificaram ações que, independentemente do contexto, têm sucesso, o que lhes confere a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.

O Projeto está em consonância com as teorias científicas internacionais que situam as interações e o envolvimento da comunidade como fatores fundamentais do aprendizado na sociedade atual.

Em mais de 1.000 escolas em 11 países, trabalhando em rede com governos, universidades e outras entidades sociais, o projeto demonstrou a partir de evidências que:

• Melhora os resultados académicos de todos os estudantes, especialmente daqueles que apresentam maior dificuldade.

• Melhora a convivência, gerando espaços de aprendizado democráticos e inclusivos.

• Melhora a participação das famílias e de toda a comunidade.

• Melhora a coesão social promovendo diálogo e cooperação entre todos os agentes sociais.

 clique para mais informação


 

 

Blog da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento tem um novo Blog. Visite-o!

bibliotecando


 

Projeto Geração Depositrão

dpilhaO Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa associou-se, uma vez mais, ao projeto Geração Depositrão o qual resulta de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE).

E porque “as crianças são excelentes influenciadores do comportamento dos adultos de hoje e, simultaneamente, devem saber como se comportar no futuro” [Ricardo Neto, Diretor Geral da ERP Portugal], o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Na nossa escola a 1.ª  campanha de recolha, deste ano letivo, irá decorrer durante o mês de Novembro.

Contribua, trazendo para a escolaequipamentos em fim de vida, tais como:

- Frigoríficos, congeladores, arcas, ar condicionado, etc.

- Televisões, monitores, LCDs, plasmas.

- Máquinas de lavar, fornos, fogões, etc.

- Pequenos eletrodomésticos, equipamentos informátios e de telecomunicações e tinteiros/tonners.

- Pilhas e baterias portáteis.

- Lâmpadas fluorescente, economizadoras, alta descarga, ec.

A colaboração de todos é importante para um objetivo comum, o da responsabilidade e sustentabilidade ambiental. 

saber mais em

 recolha


 

 

Contratação de Assistentes Operacionais 2017/2018

Torna-se público que se encontra aberto, por um período de 10 úteis a contar da data de publicação do respetivo aviso no Diário da República, o procedimento concursal para ocupação de 6 postos de trabalho (3,5 horas diárias cada um) da categoria de Assistente Operacional, para as Escolas de Pias, Vales Mortos e Serpa, na modalidade de contrato a termo resoutivo certo a tempo parcial, até 22 de junho de 2018, nos termos da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril.

Os avisos de abertura encontram-se publicados, respetivamente, com os n.ºs 11921/2017 e 11922/2017 no Diário da República, 2.ª série, n.º 193 de 6 de outubro. Foi igualmente enviado para publicação num jornal de expansão nacional (Correio da Manhã). Encontram-se afixados na Escola Sede do Agrupamento e estão disponíveis para consulta no separador Concursos - Contratação de Escola desta Página WEB.

Ver mais informação

Ver aviso de abertura: Contrato 1  Contrato 2 a 6 

Listas de Admitidos: Contrato 1  Contrato 2  Contratos 3 a 6

Lista de Excluídos:  provisória   definitiva

Listas Unitárias de Ordenação Final: Contrato 1  Contrato 2  Contratos 3 a 6

 


 

GIAAF

giaafO GIAAF - Gabinete de Infomação e Apoio ao Aluno e à Família -  é um espaço de mediação e aconselhamento dirigido aos alunos e famílias que funciona como um serviço de apoio a toda a comunidade.

 ver folheto informativo

 


 

Contratação de Técnicos AECs 2017/2018

 

Torna-se público que se encontra aberto, por um período de três dias após a validação dos horários pela DGESTE, o procedimento concursal para seleção e recrutamento de Técnicos para as Atividades de Enriquecimento Curricular, no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa. 

consultar Aviso de Abertura   ver listas e outras informações

 


   

 

Bem-vindos

lapis cor


 

 

Receção aos Alunos e Encarregados de Educação

 Ao iniciar um novo ano letivo convidamos todos os alunos e encarregados de educação para participarem nas atividades de receção e reuniões que se irão realizar de acordo com o seguinte calendário:

 

Receção aos alunos

Pré-escolar - A receção das crianças será feita nos respetivos Jardins-de-Infância, no dia 13 de setembro, no período da manhã.

1.º Ciclo - A receção aos alunos decorre entre as 10:00 e as 12.30 h, no dia 13 de setembro, nas várias escolas do Agrupamento. Para além das atividades planificadas pelos respetivos professores, a autarquia procederá à entrega dos livros de fichas e cadernos de atividades a todos os alunos.

2.º e 3.º Ciclos - A receção aos alunos decorrerá de acordo com o calendário em anexo.

 

Reuniões com os Pais/Encarregados de Educação

Pré-escolar

Escola Dia Hora
JI de Pias 11 de setembro 18:00 h
JI de Vale de Vargo 12 de setembro 11:00 h
JI de Serpa 12 de setembro 18:00 h
EPEI de Vales Mortos 13 de setembro   9:30 h
JI de Brinches 13 de setembro 18:00 h

 

1.º Ciclo - Dia 11 de setembro às 18:00 h

 

2.º e 3.º CiclosEscola Básica Abade Correia da Serra

Dia Ano Hora
15/09 (6.ª-feira) 5.º e 6.º  18:00
19/09 (3.ª-feira) 7.º e 8.º 18:00
21/09 (5.ª-feira) 9.º 18:00


2.º e 3.º Ciclos - Escola Básica de Pias

Dia Ano Hora
14/09 (5.ª-feira) 5.º e 6.º  18:00
18/09 (2.ª-feira) 7.º, 8.º e 9.º 18:00

 


 

 

Abertura do Ano Letivo 2017/2018

folha13set

Avisa-se toda a comunidade educativa de que o próximo ano letivo 2017/2018 iniciará no dia 13 de setembro.

Será previamente enviada informação, através de carta, a todos os encarregados de educação, com a data e horário da receção aos alunos e das reuniões com os pais e encarregados de educação.

 

 


 

 

Calendário Escolar 2017/2018

calen2017 2018

 

 

Calendário Escolar 2017-2018

Despacho n.º 5458-A/2017

 

 Disponível também o calendário de provas e exames

  

 


 

 

Manuais Escolares 2017/2018

manuais2017Listas dos manuais escolares adotados para 2017/2018:

Escola Básica Abade Correia da Serra - 2.º e 3.º Ciclos

Escola Básica de Serpa - 1.º Ciclo

Escola Básica de Vales Mortos - 1.º Ciclo

EB de Pias, EB de Brinches, EB de V. de Vargo - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos

 

Anos de escolaridade e disciplinas objeto de apreciação, seleção e adoção:

Para o ano letivo 2017/2018 foram objeto de adoção os manuais escolares referentes aos seguintes anos de escolaridade e áreas disciplinares/disciplinas:

2.º ano - Todas as disciplinas, com exceção de Educação Moral e Religiosa Católica

5.º ano - Educação Tecnológica, Educação Visual e Inglês

6.º ano - Todas as disciplinas com exceção de Educação Moral e Religiosa Católicas, Educação Tecnológica, Educação Visual e Inglês

Clique aqui mais informações

 

Mais se informa que  os manuais escolares (não incluídas as fichas de trabalho) são distribuídos gratuitamente a todos os estudantes do 1.º ciclo do Ensino Básico, pelo Ministério da Educação.

Assim, os manuais escolares para todos os alunos do 1.º Ciclo, serão disponibilizados em setembro, na abertura do ano letivo, pelos docentes das respetivas turmas ou nos serviços administrativos, mediante a assinatura de declaração de compromisso por parte dos Encarregados de Educação.

 Nota: A Câmara Municipal de Serpa, irá oferecer os livros de atividades e fichas de trabalho, não adquiridos pelo Ministério da Educação, a todos os alunos que vão frequentar o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos

 

 

Ano letivo 2017/2018

maos1


 

 

Componente de Apoio à Família e Auxílios Económicos 2017/2018

caf2017Avisam-se todos os Encarregados de Educação de que se encontra aberto o período de inscrições para a Componente de Apoio à Família na Educação Pré-escolar para o ano letivo 2017/2018.

As inscrições devem ser efetuadas no Serviço de Atendimento ao Público da Autarquia, preferencialmente até ao final do mês de julho.

Encontram-se também abertas as inscrições, preferencialmente até ao dia 14 de agosto, para candidatura aos Auxílios Económicos, destinados aos alunos que vão frequentar o 1.º Ciclo, no próximo ano letivo.

Aviso CAF     Aviso Auxílios Económicos 1º Ciclo 


 

 

Tomada de Posse da Diretora

tomadaposseO Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa tem a honra de convidar toda a comunidade educativa para a cerimónia de tomada de posse da Diretora, que terá lugar na Escola Básica Abade Correia da Serra, no dia 26 de junho, pelas 15 horas, na Biblioteca Escolar.

 

 


 

Atividades de Final do Ano Letivo

O ano letivo 2016/2017 está a terminar. Nas escolas do Agrupamento são várias as atividades agendadas para assinalar o término de mais um ano de trabalho, de esforço e de dedicação.

Clique nas imagens para ampliar

cartazartepias  atividadespias


 

Matrículas - Ano letivo 2017 / 2018

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

matriculas

Ingresso pela 1.ª vez

Informa-se toda a comunidade escolar que, de acordo com a legislação em vigor, as matrículas para a Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano) realizam-se no período compreendido entre 15 de abril e 15 de junho de 2017.

Aviso de abertura para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico - ver

Documentação necessária - ver

Legislação - ver 

Portal das Escolas - clique aqui

listamat1      Listas já disponíveis para consulta na Escola Sede      Listaadmit1


  

Contratação de Escola - Técnicos AECs

novo1 Torna-se público que se encontra aberto, por um período de três dias após a validação do horário pela DGESTE, o procedimento concursal para seleção e recrutamento de um Técnico para as Atividades de Enriquecimento Curricular - Atividade Física e Desportiva (AFD).  consultar Aviso de Abertura   ver mais   


 

Orçamento Participativo das Escolas 2016/2017

logoopeO Orçamento Participativo das Escolas pretende dar voz aos estudantes e resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Trata-se de um processo que decorre em várias etapas e que proporciona aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências.  

O Orçamento Participativo das Escolas destinase a alunos do 3.º ciclo de ensino básico e do ensino secundário que frequentam estabelecimentos de ensino público.

O Agrupamento disponibiliza a informação e apoio necessários, de modo a que os alunos possam, até ao final do mês de fevereiro, apresentar as suas propostas.

 

DOCUMENTOS:

  LIGAÇÕES:

 LEGISLAÇÃO:


 

Formação Interna

2017 PublicaoVai realizar-se, no próximo dia 17 de janeiro, na EB Abade Correia da Serra, um Workshop subordinado ao tema "Os recursos multimédia como instrumentos didáticos adequados a estratégias de ensino diferenciadas".

 

Esta é mais uma atividade de formação interna promovida pelo Departamento de Educação Especial deste Agrupamento e cuja dinamização ficará a cargo do docente António Madeira.

 

 

 

 

   


 

Maratona de Cartas - 2016

maratona de cartas16O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa associa-se uma vez mais à Maratona de Cartas.

Neste âmbito, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a Biblioteca Escolar, vai assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro - participando na iniciativa da Amnistia Internacional "Maratona de Cartas 2016".

A Maratona de Cartas é um evento mundial que vai decorrer entre 2 de dezembro e 13 de janeiro, e que visa chamar a atenção para casos de violações de direitos humanos e levar as pessoas a agir em defesa destes mesmos direitos.  Ler mais


 

 

Workshop

Tecnologias de Apoio - Uma ajuda à Inclusão

workshopO Departamento de Educação Especial deste Agrupamento, em articulação com o CRTIC de Beja e a ANDITEC, vai realizar, no próximo dia 16 de novembro, um Workshop subordinado ao tema "Tecnologias de Apoio - Uma ajuda à inclusão", destinado a Pessoal Docente e Não Docente.

 

 

 

 

 

 

     

 
 
 
 
 

Galardão Eco-Escolas 2015/2016

 

banverde

 

A Escola Básica de Pias e a Escola Básica Abade Correia da Serra encontram-se, uma vez mais, entre as Eco-Escolas galardoadas em 2016.

A atribuição do Galardão Eco-Escolas 2015/2016 vem reconhecer o bom trabalho realizado por estas escolas nos diversos desafios anuais Eco-Escolas.

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!

O nosso muito obrigado aos alunos, professores, técnicos de educação e assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, autarquia e restantes envolvidos, por terem ajudado a construir este galardão e por, diariamente,  colaborarem e se empenharem na criação de uma escola e comunidade mais sustentáveis.

Que estes prémios sejam mais um estímulo para que, ano após ano, nas nossas escolas se faça cada vez mais e  melhor em prol da preservação do nosso Planeta.

O pouco que cada um de nós possa fazer, pode mudar muito, fará a diferença. Juntos faremos, seguramente, um ambiente melhor!


 

 

Regresso às Aulas em Segurança

lapis

 

 

No início de mais um ano letivo, a Direção-Geral do Consumidor renova a brochura informativa "Regresso às aulas em segurança" no intuito de alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas - 2016/2017.

 Para além da referida brochura, a Direção-Geral do Consumidor desenvolveu um cartaz no qual destaca temas da brochura.

brochura          cartaz

Ver mais... 


 

  

Abertura do Ano Letivo 2016/2017

folhacalendarioAvisa-se toda a comunidade educativa de que o próximo ano letivo 2016/2017 iniciará no dia 15 de setembro.

Será previamente enviada informação, através de carta, a todos os encarregados de educação, com a data e horário da receção aos alunos e das reuniões com os pais e encarregados de educação.

 

Calendário Escolar para 2016/2017 - Despacho n.º 8294-A/2016  ver aqui   ou aqui    


 

  

Componente de Apoio à Família e Auxílios Económicos

 

cafAvisam-se todos os Encarregados de Educação de que se encontra aberto o período de inscrições para a Componente de Apoio à Família na Educação Pré-escolar para o ano letivo 2016/2017.

 

As inscrições devem ser efetuadas no Serviço de Atendimento ao Público da Autarquia, preferencialmente até ao final do mês de julho.

 

Encontram-se também abertas as inscrições, preferencialmente até ao dia 12 de agosto, para candidatura aos Auxílios Económicos, destinados aos alunos que vão frequentar o 1.º Ciclo, no próximo ano letivo. 


 

 

Manuais Escolares 2016/2017

livros16

 

Encontram-se já disponíveis as listas dos manuais escolares adotados para o ano letivo 2016/2017, em todas as escolas do nosso Agrupamento.

 

Para consultar clique no nome da escola:

Escola Básica Abade Correia da Serra - 2.º e 3.º Ciclos

Escola Básica de Serpa - 1.º Ciclo

Escola Básica de Vales Mortos - 1.º Ciclo

EB de Pias, EB de Brinches, EB de Vale de Vargo - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos

 

 Mais informações:

Para o ano letivo 2016/2017 foram objeto de adoção os manuais escolares referentes aos seguintes anos de escolaridade e áreas disciplinares/disciplinas:

1.º ano - Todas as disciplinas, com exceção de Educação Moral e Religiosa Católica

4.º ano - Inglês

5.º ano - Todas as disicplinas, com exceção de Educação Moral e Religiosa Católicas, Educação Tecnológica, Educação Visual e Inglês

 

Mais se informa que no seguimento da Nota Informativa n.º2/2016, de 29 de junho da DGESTE, "... o Orçamento de Estado para 2016 prevê que, no início do ano letivo 2016/2017, os manuais escolares (não incluídas as fichas de trabalho) são distribuídos gratuitamente a todos os estudantes do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico."

Assim, os manuais escolares para os alunos do 1.º ano, serão disponibilizados em setembro, na abertura do ano letivo, pelos docentes das respetivas turmas, mediante a assinatura de declaração de compromisso por parte dos Encarregados de Educação.

 Nota: A Câmara Municipal de Serpa, à semelhança dos anos anteriores, irá oferecer os manuais escolares aos alunos que vão frequentar o 2.º, 3.º e 4.º anos. Oferecerá também os livros de fichas e atividades aos alunos do 1.º ano.