INCLUD-ED

includO Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa aceitou o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação e faz agora parte do projeto-piloto INCLUD-ED.

Trata-se de um projeto que irá lançar as suas primeiras sementes em Portugal, mas que conta já com a implementação em mais de 1000 escolas, de diversos países, ao redor do mundo.

INCLUD-ED tem como principal objetivo  possibilitar o sucesso académico a par da coesão social, para todas as crianças e comunidades.

Teve como ponto de partida um projeto de investigação, que decorreu ao longo de vários anos em várias escolas de diferentes países, sobre comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem a partir do qual se identificaram ações que, independentemente do contexto, têm sucesso, o que lhes confere a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.

O Projeto está em consonância com as teorias científicas internacionais que situam as interações e o envolvimento da comunidade como fatores fundamentais do aprendizado na sociedade atual.

Em mais de 1.000 escolas em 11 países, trabalhando em rede com governos, universidades e outras entidades sociais, o projeto demonstrou a partir de evidências que:

• Melhora os resultados académicos de todos os estudantes, especialmente daqueles que apresentam maior dificuldade.

• Melhora a convivência, gerando espaços de aprendizado democráticos e inclusivos.

• Melhora a participação das famílias e de toda a comunidade.

• Melhora a coesão social promovendo diálogo e cooperação entre todos os agentes sociais.

 clique para mais informação