Aos Professores e Educadores

Caros colegas,

As medidas de isolamento físico implicaram o encerramento dos estabelecimentos de ensino, situação particularmente exigente para os professores e educadores, de todos os níveis de ensino.

A necessidade da rápida adaptação dos programas, metodologias de ensino e aprendizagem e processos de avaliação, implica que professores e educadores enfrentem o exigente desafio de conciliar teletrabalho e o cuidado de filhos ou séniores a seu cuidado e o cansaço acrescido que daí advém.

O contexto atual exponencia a pressão e o desgaste emocional a que os professores estão sujeitos.

Neste sentido, as psicólogas do Agrupamento sugerem um conjunto de recomendações e demonstram a sua disponibilidade para apoiar sempre que necessário.

profs 


 

Covid-19: Combater o estigma e a discriminação

Com o aumento significativo do número de casos ativos de COVID-19 na comunidade e perante a necessidade cada vez mais frequente e urgente de retornar ao confinamento e isolamento social, é fundamental combater o estigma e a discriminação associados a esta doença que afeta milhões a nível global e mais cedo ou mais tarde, poderá atingir cada um de nós pessoalmente.

É importante lembrar que todo e qualquer cidadão com ligação ao vírus é merecedor do nosso respeito, solidariedade, empatia e apoio social e moral.

Neste sentido, as psicólogas do agrupamento disponibilizam alguns documentos desenvolvidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com recomendações que visam combater o estigma e discriminação, fomentar a recuperação física e psicológica face à doença e com sugestões sobre como gerir o isolamento. 

covid est covid isol covid rec  


 

Covid-19: Cyberbullying e Segurança Online

O CYBERBULLYING consiste no uso da tecnologia para assediar, ameaçar, provocar, humilhar ou embaraçar alguém de forma repetitiva e intencional.

Esta forma de bullying é cada vez mais frequente e pode ser particularmente nefasta e perturbadora.
Neste momento de isolamento, em que se passa cada vez mais tempo online, as pessoas estão mais vulneráveis a comportamentos de cyberbullying sendo por isso extremamente importante manter a segurança online.


As psicólogas do Agrupamento, partilhando esta preocupação com a Direção, disponibilizam algumas recomendações de modo a prevenir e combater o Cyberbullying.

 cybjovens cybpais


 

Covid -19: Recomendações e Sugestões de Atividades

Vivem-se momentos de incerteza, de receios, de grande exigência a vários níveis.

Como tem vindo a acontecer, as psicólogas do Agrupamento, juntamente com a Direção, disponibilizam materiais direcionados a pais/encarregados de educação, às famílias, assim como a toda a comunidade.

Importa salientar, que embora este seja um momento turbulento e gerador de medo e ansiedade (afinal somos todos humanos!), estar protegido e sentir-se seguro, implica estar bem informado e manter-se ocupado, a si e aos seus, dentro das circunstâncias. Lembre-se, se todos cumprirmos com as indicações da DGS e respeitarmos o confinamento social, estamos a actuar como agentes de saúde pública e em breve voltaremos à normalidade e às nossas rotinas diárias.

Deixamos aqui algumas orientações e sugestões de atividades.

Famílias em isolamento - Kit de Sobrevivência para pais:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_familias_isolamento.pdf

Sugestão de atividades até aos 5 anos:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/calendario_5anos.pdf

Sugestão de atividades até aos 14 anos:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/calendario_14anos.pdf

Recomendações para quem continua a trabalhar fora de casa:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_trabalhar_fora_de_casa_.pdf

Recuperar em casa - estratégias para doentes e cuidadores:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_estrategias_para_doentes_.pdf


 

Covid -19: Ferramentas para lidar com o isolamento

Como lidar com a situação de isolamento com crianças e adolescentes - algumas notas para as famílias:

cvapp

 

Covid-19: Como lidar com o stress

No momento em que a estratégia para lidar com o COVID-19 em Portugal entra numa nova fase, as psicólogas do agrupamento reconhecem que quer os alunos quer os adultos que os acompanham apresentam dúvidas e preocupações face à situação com que Portugal e o mundo se deparam.

No sentido de tentar minorar sentimentos de ansiedade, e de modo a que os pais/Encarregados de Educação tenham acesso a informação que os apoie e permita tranquilizar as suas crianças e jovens, as técnicas, juntamente com a direção do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, disponibilizam a tradução de materiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), fornecidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Chama-se a atenção que a atitude e comportamentos a adoptar são aqueles que a todo o momento sejam recomendados diretamente pelas autoridades de saúde pública e que apesar de não estarmos perante a necessidade de tudo mudar nas nossas rotinas e modos de vida, também não estamos perante uma situação que não necessite de atenção e cuidados redobrados.

É importante que todos se mantenham ativamente informados e cooperantes, de modo a fazer parte das soluções e das respostas que o país e todos nós necessitamos.

 stresscovid stresscrian


   

Orientação Escolar

No âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional dirigido aos alunos de 9.º Ano do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, as psicólogas têm o prazer de convidar pais/encarregados de educação a estar presentes na sessão “Pensar o Futuro de Mãos Dadas”, que irá realizar-se no dia 13 de fevereiro pelas 17h15m na sala 4 da EB de  Pias e no dia 14 de fevereiro pelas 17h na sala Grandes Grupos na EB Abade Correia da Serra - Serpa.

Nesta sessão será disponibilizada informação relevante a fim de apoiar os pais/encarregados de educação na construção do projeto de vida dos seus filhos/educandos.

Aguardamos a vossa presença!

 

ovpias  ovserpa

Clique nas imagens para aumentar.


 

 

Informações adicionais