Feira das Profissões

FeiraprofissoesNos dias de hoje, os jovens são, constantemente, confrontados com inúmeros desafios e escolhas pelo que se considera natural o surgimento de dúvidas e indecisões.

A escolha vocacional acontece num período conturbado da vida do estudante, em que se assiste a períodos de crise, conflitos, transição, adaptação, ajustamentos e mudanças, próprios do desenvolvimento do indivíduo na adolescência. Logo, para muitos jovens, a chegada ao final do 9.º ano é, frequentemente, geradora de stress, ansiedade e insegurança.

O processo de realização de uma escolha escolar/vocacional torna-se bastante complexo ao requerer um conhecimento aprofundado não apenas das áreas específicas mas também de si próprio.

Nesse sentido, ao longo do ano letivo as psicólogas do Agrupamento desenvolvem, junto das turmas de 9.º ano de escolaridade e PIEF, o programa Pensar o Futuro que, para além de orientar e capacitar os alunos relativamente ao conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses e aspirações, procura dar a conhecer a realidade acerca das oportunidades do mundo do trabalho e consciencializar os alunos acerca das aptidões e habilidades necessárias para o exercício das diversas profissões de modo a orientá-los para a escolha vocacional que melhor se ajuste a cada um.

Neste sentido vai realizar-se na EB Abade Correia da Serra, no dia 22 de maio pelas 14h30m, e na EB de Pias, no dia 5 de junho pelas 10h30m, uma Feira das Profissões com a presença da Escola Secundária de Serpa e de escolas profissionais da região.

Esta iniciativa encontra-se aberta a alunos assim como a pais/Encarregados de Educação, que desempenham um papel fundamental no processo de escolha vocacional dos filhos/educandos, com o fim de apoiar e facilitar uma tomada de decisão consciente, e ponderada, ao proporcionar o acesso a informações relativas às ofertas escolares e formativas existentes em diversas áreas.

FPserpa FPPias


 

Dia da Família - Ações para pais e encarregados de educação

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família (celebrado anualmente a 15 de maio), e de modo a assinalar a data, o GIAAF vai desenvolver algumas atividades nas escolas do Agrupamento, a fim de promover uma crescente proximidade entre as crianças/jovens e a família, assim como da família com a escola. 

Em Pias vai decorrer, no dia 15 de maio, pelas 17h:30, uma sessão de sensibilização para pais e encarregados de educação, subordinada ao tema "O Papel da Família na Utilização Segura da Internet", dinamizada pela GNR/Escola Segura.

Em Serpa terá lugar um Workshop de Primeiros Socorros Pediátricos, para pais e encarregados de educação, dinamizado pelo Centro de Saúde de Serpa, no dia 16 de maio, pelas 17h:30.

cartaz psocorros    cartaz aoeepias

Convidam-se todos os Pais e Encarregados de Educação, a participar nas atividades organizadas.

     


 

"Escola de Pais"

escolapais

Este espaço foi pensado para promover o envolvimentos dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos, estimulando o seu interesse e participação na missão de educar de forma construtiva com a finalidade de formar crianças felizes e competentes.

 

A dúvida e a incerteza fazem parte do processo educativo, como tal as psicólogas do Agrupamento disponibilizam-se a apoiar os pais/encarregados de educação nesta caminhada.

Para entrar em contacto com as técnicas informe-se junto do professor titular ou diretor de turma.

 As psicólogas do Agrupamento

Clique para ver mais

psicajude  


 

 

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

cartazpazNo âmbito da comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, cuja data se comemora no dia 30 de janeiro, as Psicólogas do Agrupamento procuram sensibilizar os alunos para a necessidade de uma educação para a paz, promotora de valores como a igualdade, o respeito, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência, bem como fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e promover a amizade.

Com o intuito de comemorar esta data, foram sugeridas diversas atividades ficando a escolha ao critério do(a) professor(a) titular ou diretor(a) de turma, de modo a que, posteriormente, os trabalhos desenvolvidos possam ser expostos em mural comemorativo.

  


 

Solidariedade e Paz

 

 

 

 

"Comportamentos... espelho de sentimentos"

comportamentos

Diariamente os pais/encarregados de educação deparam-se com um desafio gigante: a educação das suas crianças!

Conscientes que uma das maiores preocupações se resume num objetivo comum: que as crianças sejam felizes, não se conhece porém uma fórmula mágica que ensine a educar. No entanto, sabe-se que existem padrões comportamentais e ferramentas socioemocionais que permitem uma melhoria do relacionamento das crianças com os outros e, por conseguinte, uma melhoria do seu desempenho académico.

Os educadores desempenham, aqui, um  papel fundamental!

Com este intuito, convidam-se todos os pais e encarregados de educação a estar presentes numa ação a realizar brevemente, desempenhando assim, um papel mais ativo na educação dos seus educandos através na participação nesta ação.                                                                                                                                                                                                                              As psicólogas do Agrupamento


 

 

Informações adicionais