Covid -19: Ferramentas para lidar com o isolamento

Como lidar com a situação de isolamento com crianças e adolescentes - algumas notas para as famílias:

cvapp

 

Covid-19: Como lidar com o stress

No momento em que a estratégia para lidar com o COVID-19 em Portugal entra numa nova fase, as psicólogas do agrupamento reconhecem que quer os alunos quer os adultos que os acompanham apresentam dúvidas e preocupações face à situação com que Portugal e o mundo se deparam.

No sentido de tentar minorar sentimentos de ansiedade, e de modo a que os pais/Encarregados de Educação tenham acesso a informação que os apoie e permita tranquilizar as suas crianças e jovens, as técnicas, juntamente com a direção do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, disponibilizam a tradução de materiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), fornecidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Chama-se a atenção que a atitude e comportamentos a adoptar são aqueles que a todo o momento sejam recomendados diretamente pelas autoridades de saúde pública e que apesar de não estarmos perante a necessidade de tudo mudar nas nossas rotinas e modos de vida, também não estamos perante uma situação que não necessite de atenção e cuidados redobrados.

É importante que todos se mantenham ativamente informados e cooperantes, de modo a fazer parte das soluções e das respostas que o país e todos nós necessitamos.

 stresscovid stresscrian


   

Orientação Escolar

No âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional dirigido aos alunos de 9.º Ano do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, as psicólogas têm o prazer de convidar pais/encarregados de educação a estar presentes na sessão “Pensar o Futuro de Mãos Dadas”, que irá realizar-se no dia 13 de fevereiro pelas 17h15m na sala 4 da EB de  Pias e no dia 14 de fevereiro pelas 17h na sala Grandes Grupos na EB Abade Correia da Serra - Serpa.

Nesta sessão será disponibilizada informação relevante a fim de apoiar os pais/encarregados de educação na construção do projeto de vida dos seus filhos/educandos.

Aguardamos a vossa presença!

 

ovpias  ovserpa

Clique nas imagens para aumentar.


 

 

Dia Escolar da Não Violência e da Paz 2020

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se no dia 30 de janeiro.

O dia foi assinalado no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de promover uma educação para a paz e para a não violência.
Ao promover valores humanistas como o respeito, a igualdade, a tolerância, a fraternidade, a bondade, a escola procura prevenir situações de violência, nomeadamente de bullying.
Num ato de simbolismo no recinto escolar da EB Abade Correia da Serra e da EB de Pias "plantou-se" a Árvore da Paz de modo a que todos aqueles que o desejassem pudessem exprimir-se e fazer florescer valores de paz e harmonia.
Foram disponibilizados vídeos que serviram de base à abordagem desta temática, tendo as psicólogas contado com a colaboração da Direção e de educadoras de infância, professores titulares e diretores de turma.

paz1 paz


 

 

Dia Mundial da Diabetes

diadiabetespsic

 

Manualdiabetes

 

Diabetes video Francisco  Diabetes video adolescentes

Clique nas imagens para visionar os vídeos


 

 

Combate ao Bullying

out mes bullyng out mes combatebullyng

clicar nas imagens para aumentar

 7


 

Segredos para Um Bom Aluno

segredosbom aluno

 


 

Informações adicionais